Quem somos
A AMURT (Ananda Marga Universal Relief Team) é uma das poucas organizações de voluntários privada com origem no Terceiro Mundo, tendo sido fundada na Índia em 1965.
O seu objetivo original foi ir ao encontro das necessidades das vítimas dos desastres que regularmente atingiam o sub-continente Indiano. Com o passar dos anos a AMURT estabeleceu equipes em 80 países, para criar uma rede ao encontro às necessidades de desenvolvimento e auxílio a desastres em quase qualquer local do mundo. Para nós, o desenvolvimento é uma troca humana: pessoas trocando sabedoria, conhecimento e experiência para construir um mundo melhor.
Formada em 1975 e seguindo todos os princípios da AMURT, a AMURTEL (Ananda Marga Relief Team Ladies) tem como principais objetivos responder aos problemas enfrentados por mulheres e crianças, na sua luta pela sobrevivência e/ou desenvolvimento. A AMURTEL é gerida inteiramente por mulheres e desenvolve programas que aumentam a qualidade de vida, saúde e educação.
No Brasil desenvolve projetos nos seguintes estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro, atendendo crianças e adolescentes em programas sócio-educativos, prevenção e enfretamento da situação de rua, atendimento a família nas mais variadas situações de risco social, centro de convivência de idosos, projetos de educação ambiental e grupos de geração de trabalho e renda. Temos parceiros como ONGs, governos, empresas e pessoas físicas, para juntos criarmos uma sociedade onde todos possam se desenvolver plenamente.
Acreditamos numa assistência social voltada à emancipação e autonomia de todos os indivíduos participantes do processo onde a organização atua como facilitadora no acesso aos direitos e na garantia dos mesmos. A instituição está em constante busca de melhoria e aperfeiçoamento em sua ação social. Atuando em áreas diversificadas, AMURT-AMURTEL demonstra a certeza de que em um mundo complexo, não podemos negligenciar o ser humano em suas múltiplas dimensões, nem a natureza que o acolhe. Todo ser humano é pleno e digno de desenvolver suas potencialidades e ter garantia em suas vidas de educação, saúde, moradia, alimentação e assistência social quando dela necessitar.
Pedagogia
As Escolas de Educação Neo-humanista da AMURT-AMURTEL estão voltadas para as classes populares, na superação das condições a que estão submetidas suas crianças, propiciando uma ação pedagógica na qual efetive a construção do conhecimento e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento através da curiosidade, criatividade, crítica construtiva, numa ação prazerosa, desafiadora, original e lúdica.
Nossa Proposta Pedagógica segue a linha de educação “progressista”, na busca de uma educação crítica a serviço das transformações sociais e econômicas com o intuito de superar as desigualdades sociais e promover o exercício da cidadania.
A Educação Progressista visa à adequação dos conteúdos para a participação ativa e crítica do cidadão na sociedade. Para tanto faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais da escola provoquem a reconstrução crítica do pensamento e da ação na sala de atividades.
Daí a importância das atividades desenvolvidas serem envolventes e dinâmicas, proporcionando a criança a interação e a construção crítica do pensamento e da ação. Para Jean Piaget, nesta perspectiva, o meio precisa desafiar e problematizar a ação e o pensamento infantil, para que a criança avance em suas formas de estruturar, organizar e interpretar o vivido, atribuindo-lhe melhores significações.
É interagindo com o seu próximo, cooperando com os colegas, trocando idéias e coordenando diferentes pontos de vistas, para solucionar pequenas situações problemas, que a criança desenvolve sua autonomia intelectual e constrói, progressivamente, o conhecimento. Por meio das interações em diferentes situações, a criança irá se apropriar das idéias e adequá-las ao seu social.
A Educação deve oferecer à criança condições para que a aprendizagem ocorra em atividades cotidianas, como nas brincadeiras, e também, naquelas provocadas por situações pedagógicas infeccionais, orientadas e medidas pelo educador, tornando-as significativas.
O processo de construção de aprendizagens significativas requer da criança uma intensa atividade interna, pois consiste em estabelecer relações entre o que a criança já sabe e aquilo que é novo. Cabe, portanto ao educador referenciar na prática educativa, os conhecimentos que as crianças possuem, das experiências sociais, afetivas e cognitivas.
A tendência da pedagogia crítico-social dos conteúdos é a valorização da ação pedagógica enquanto inserida na prática social.
Num mundo de contradições e injustiças sociais, uma educação que estimule o aspecto mais sensível do ser é de extrema importância. Para a Educação Neo-humanista os valores são essenciais para o viver harmônico e pleno na sociedade.
Ser um facilitador através do exemplo e de um conjunto de atividades que gerem um crescimento positivo e transformadors nas crianças, é a função primordial dos espaços educativos norteados pela Educação Neo-humanista.
Acesse e saiba mais informações! www.amurtsp.org